Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1613 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Minas Gerais > Santa Rita de Caldas > Setor Ventania

Ampliar imagem Setor Ventania
Setor das vias tradicionais. Foto: Lucas Sato

1. Vovô Beto
2. Via sem nome (projeto) – Lucas Sato, Marcella Bueno e Pedro Zeneti Jr.
3. Traz os 6’s - IVsup
4. Samba Lelê
Ampliar imagem Setor Ventania
Setor das vias esportivas. Foto: Lucas Sato

1. Via sem nome (projeto) – Cristian de Oliveira, Gonzalo Abedrapo e Lucas Sato. Via pensada em alcançar a grande fenda que corta a pedra.

2. Via sem nome (projeto) – Marcio Matuyama e Samuel Lima. Projeto inacabado.

3. Via sem nome (projeto) – Eduardo Cotrim, Lucas Sato e Tadeu de Oliveira. Projeto inacabado.

4. Bomberman
12. Duas Castanhas
Setor Ventania
Cadastrada por: Luciano Bender, em 04-06-2019 às 14:49
Descrição: Setor localizado no bairro rural de Santa Rita de Caldas/MG - pequeno município mineiro com pouco mais de 9.000 habitantes, 1.162 m de altitude, muitas áreas verdes e nascentes. A economia local gira em torno da agricultura e dos gados de corte e leiteiro.

SETOR ESPORTIVO

Para escalar nesse setor, leve 12 costuras, com corda de 60 metros, fitas e mosquetões para as paradas (todas estão equipadas com argola). Para as vias com proteção móvel, leve um jogo de camalots completo, dos micro aos grandes. No inverno, a parede fica na sombra à tarde. Ainda estão sendo conquistadas algumas vias. Portanto, cuidado para não entrar em um projeto inacabado. Consulte Lucas Sato para novas conquistas no local.

Todas as vias oferecem grau de exposição E1 e estão com grampeação esportiva. As chapeletas das vias são simples. Nenhuma via ultrapassa os 30 metros de extensão, tendo sido todas elas conquistadas de baixo para cima.

Distâncias:
- São Paulo: 250 km
- Rio de Janeiro: 440 km
- Andradas: 30 km
- Campinas: 166 km
Como chegar à base: A maneira mais fácil de se chegar ao setor Ventania é a partir do trevo no bairro do Pântano. Zere o odômetro de seu carro neste local e siga no sentido Ibitiúra de Minas. Ande por mais 1,4 km e, na bifurcação, mantenha-se à direita. A 2,3 km, vire à direita em um pé de manga. No km 3,5, você chegará ao bairro da Forquilha, então, vire à direita. No km 8,8, vire à direita no curto trecho de asfalto. No km 13,9, vire à esquerda em uma fazenda, e siga pela estrada principal.

No km 14,4, você encontrará uma bifurcação: para a direita, ficam o setor tradicional e a propriedade do Sr. João. Vire à direita novamente, abra uma porteira, estacione o carro mais para cima e tome cuidado para não fechar essa estrada. Lembre-se de pedir permissão para entrar na trilha dentro da propriedade do Sr. João. Você encontrará um currar; passe as duas porteiras e siga na trilha à esquerda para acessar a base das vias.

Voltando ao km 14,4, se seguir pela esquerda, você chegará a uma descida e, logo após, a uma boa subida. Dependendo da época do ano e das condições da estrada, apenas veículos 4x4 conseguem subir esta ladeira. No km 15,4, você chegará a uma porteira, e o setor esportivo estará à sua direita. Siga a trilha pelo pasto. Cuidado ao estacionar o carro depois da porteira, para que o gado não danifique o veículo. Link do Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/montanha-do-ventania-36394030
Fonte: SATO, Lucas. Guia de Escaladas Ventania - Santa Rita de Caldas/MG. Minas Gerais: Ed. do autor, 2019.